O lançamento do Ford 1949 na Wigg S.A.

O post de hoje é para mim muito especial, uma oportunidade rara.

Eu recebi estas fotos do Luiz Alfredo Sampayo, umas duas semanas atrás. Gastei horas admirando-as. É um quebra-cabeças histórico completo, de um período extremamente carente de registros, seja aqui, seja nos EUA. Me refiro ao lançamento do Ford 1949, que aqui hoje se mostra como foi feito pela extinta Wigg S.A. em Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Para que se dê o devido valor a estas duas fotos, de 1949, registro que eu ainda não encontrei foto similar nos Estados Unidos, seja na web, bibliotecas on line, Ford Media e os poucos livros a que tive acesso. Do showrrom ou do dealership da Ford em 1949, parece não haver registro fotográfico! E, ainda mais estranho, nem mesmo da retumbante festa de lançamento do novo Ford 1949 no Waldorf Astoria, em Nova York em abril de 1948, amplamente coberto pela mídia como sabemos, eu consegui fotos ainda. Se você as têm, mande para mim, por favor.

Eis então um dos méritos das fotos que o Luiz Alfredo, amigo particular da família Wigg, me mandou. É o registro histórico do nascimento deste automóvel e, melhor ainda, no Brasil. Além deste, mas não dentro do revendedor, só conheço a foto do Guilherme do Antigos Verde e Amarelo e que eu republiquei aqui outra vez.

Tudo nesta foto é simples e autêntico: a forma meticulosa com que as flores foram dispostas em torno do impecável Club Coupe, o caminhão mais ao fundo, a placa da Ford. O prédio da Wigg, que se vê a seguir e fotografado na mesma época, é muito bonito. Repare que, entre outros carros, há dois outros shoebox do lado de fora, sendo um Coupe e ou outro Sedan.

Agora, abaixo, uma outra vista do prédio da Wigg, clicada uns dois anos antes. O Luiz chama a atenção para a ausência da oficina em anexo ao prédio, como se vê na foto acima, e que por esta época ainda era do outro lado da rua. Ele ainda diz que o belo Lincoln Club Coupê (UAU!) estacionado era de um dos donos da Wigg.

Por último, as fotos do prédio da Wigg, que ainda está de pé, como testemunha viva dos tempos passados que estas fotografias ajudam a preservar, difundir e resgatar. Acho que não devem existir muitos casos como este no Brasil, de um prédio de 1870 e que foi uma importante revenda de automóveis e ainda está de pé. Aliás, pouco sei sobre a Wigg. Quem puder ilustrar com mais notícias, fica aqui o convite.

Ao prezado amigo Luiz Alfredo Sampayo e à família Wigg que cedeu as fotos, meu muito obrigado pelo presente especial.

About STGM

Sic Transit Gloria Mundi
This entry was posted in 1949 Ford and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to O lançamento do Ford 1949 na Wigg S.A.

  1. magali casagrande says:

    Eu, Magali Casagrande sou filha de um funcionário da WIGG, que trabalhou de 1940 a 1965,nesta
    importante empresa. Seu nome é Fernando(post mortem) desejo a ele esta homenagem.

Leave a Reply

